top of page
GRUPO DE TEATRO POR TRÁS DOS HOLOFOTES

      O grupo teatral “Por Trás dos Holofotes” busca desenvolver a expressão artística do teatro, dentro do espaço escolar, com o intuito de não somente trabalhar habilidades básicas e fundamentais para as artes cênicas, mas também de suscitar o processo criativo, estimular a inteligência, desenvolver a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o senso crítico e afetivo, como forma de construção de conhecimento e de aprendizagem significativa e ainda possuir uma aplicação ou retorno à sociedade. Configura-se de forma a intervir na realidade, seja de forma direta ou indireta favorecer o processo criativo e o desenvolvimento da criticidade, por meio desta arte, de modo que as atividades do projeto estejam ligadas à temáticas tais como: questões de direitos humanos e etno-raciais, políticas ambientais, políticas de saúde, violência, drogas, entre outros. Para abordar estas questões utilizamos as concepções de teatro-educação do Teatro do Oprimido.

      Atualmente o grupo tem cinco peças teatrais montadas, todas com roteiro composto pelo próprio grupo: “Cantando e Contando a Vida de Gonzagão”, “A Água Acabou”, e “Amor em Julgamento”, “18 de maio”, “Minha Aldeia, Minha Vida!”, e o curta metragem “O Amor Imita a Arte!”, e recriação da peça “Violência contra a mulher”.

    O projeto é composto por jovens estudantes do IFPB campus Princesa Isabel, assim como Jovens do município e redondezas de Princesa Isabel, e realiza oficinas de teatro para a comunidade no Educandário São José, com turmas infantil e juvenil.

Coordenadora: Maria Leopoldina Lima Cardoso

bottom of page